Sobre o evento
O I Encontro Internacional da ASPAS e o VII Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial é um evento duplo que inaugura uma nova fase da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial, com a presença de pesquisadores estrangeiros, nacionais e com a participação, também, de pessoas ligadas ao mercado editorial brasileiro, além de quadrinistas.
Esta edição tem como objetivo promover discussões e reflexões acerca da pesquisa com quadrinhos, tanto no que tange ao fazer artístico, quanto à arte na educação e/ou na pesquisa científica. Tendo em vista que o Ensino de Arte na Educação Básica brasileira sempre foi motivo de discussões entre os especialistas da Área ao que se refere às especificidades das diferentes linguagens artísticas, mas, na atualidade, também incluiu-se nas últimas discussões, considerando a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as Histórias em Quadrinhos. Deseja-se promover a interrelação de fato entre as diferentes linguagens dos fazeres com a Linguagem para discutir essa e outras problemáticas que corroboram a prática linguística, o ensino por meio da arte e a produção de conhecimento, a pesquisa científica, por intermédio da nona arte.
Para tal, o Evento contará com oficinas, palestras, mesas de discussões com profissionais de carreira acadêmica e artística (Nacional e Internacional), comunicações orais de diferentes acadêmicos (graduados, mestres e doutores e respectivos estudantes dessas, além de apresentações de trabalhos artísticos das mais variadas linguagens (Dança, Teatro, Artes Visuais (nas suas várias práticas), Música e Cinema, visando aproximar as reflexões e práticas entre os diferentes fazeres e linguagens da arte na pesquisa, na produção artística e no ensino por meio dos quadrinhos.
A proposta é discutirmos as questões ligadas à nona arte que envolvam as interrelações entre as linguagens no que tange as práticas artísticas, as pesquisas sobre quadrinhos e o ensino por meio da arte sequencial tendo sempre em mente a ideia de “por que estudar quadrinhos na universidade?” no cenário contemporâneo em que a arte tem sofrido retaliações de diferentes proposições sociais.
Tal perspectiva justifica-se tendo em vista que durante os muitos momentos das discussões anteriores a divisão da Área de Arte em diferentes linguagens como Disciplina parecia ser o fortalecimento daquela, mas com a aprovação da BNCC somos obrigados a dizer que a arte, que se manifesta por meio dos quadrinhos, foi destituída do seu lugar de importância na formação básica brasileira. Neste sentido, queremos propor, de diferentes perspectivas, seja pensando a partir das diferentes linguagens, seja a partir da leitura de intelectuais e de documentos parecidos aqui e em outros países uma discussão dos caminhos possíveis que devem ser tomados de agora em diante para reestabelecermos o lugar de direito dos quadrinhos: a formação do sujeito por intermédio de um saber sensível, estético, social, histórico e cultural com profissionais competentes e com formação acadêmica e profissional nessas diferentes linguagens.
Eixos temáticos
1. Quadrinhos, memória e história
2. Quadrinhos, sexualidade e gênero
3. Quadrinhos e transmídia
5. Os quadrinhos no mundo digital: horizontes e perspectivas
6. Quadrinhos e práticas educativas
7. Estudos e reflexões sobre campo de pesquisa dos quadrinhos
8. Análises sobre a produção de quadrinhos
9. Quadrinhos, política e cidadania
10. Quadrinhos, religião e ideologias
11. Quadrinhos e gêneros textuais.
Cronograma geral
Lançamento do edital | 01/06/2024 |
Início das inscrições para comunicação oral, com submissão de resumo e envio de propostas de minicurso. | 20/07/2024 – 15/09/2024 |
Resultado da submissão de resumos e de propostas de minicurso. | 20/09/2024 |
Prazo final para entrega de artigo completo para publicação. | 25/11/2024 |
Inscrições para a feira de quadrinhos “Suplemento” | 12/08/ 2024 a 20/09/2024 |
Inscrições para ouvintes | 15/09/2024 a 05/11/2024 |
Programação completa | 05/10/2024 |